O Pentágono

O Ataque

Por volta das 9h36m, 81 minutos depois de ter sido sequestrado e se ter desviado da rota, depois de ambas as torres terem sido atingidas, mas antes de terem explodido, um Boeing 757 presumivelmente o vôo 77, aproximou-se do Pentágono. Após ter sobrevoado a capital a partir do Norte, fez uma curva de 270º acompanhada de uma descida de 7000 pés, aproximando-se e acabando por embater no bloco oeste do Pentágono às 9h39m.

Algumas testemunhas no local disseram que o avião inclinou ligeiramente e a asa esquerda tocou no heliporto. Várias pessoas descreveram que o avião embateu no chão mesmo em frente à fachada e explodiu.

Alguns "investigadores" ficaram surpreendidos com a falta aparente de grandes destroços do avião em frente ao Pentágono, e alguns afirmam que o buraco criado na zona de impacto parece muito pequeno em relação ao tamanho do avião. Algumas observações baseadas em fotografias da zona de impacto alimentaram ainda mais a controvérsia sobre o ataque e teorias sobre a hipótese de ter sido outra coisa a embater no Pentágono, que não um Boeing 757.

 

A falta de imagens do avião durante e após o impacto (e consequente controvérsia)

Nos minutos que sucederam o ataque, o FBI confiscou os vídeos das câmaras de segurança dos hoteis, bombas de gasolina e outros negócios vizinhos ao Pentágono. Em contraste com o muito bem documentado ataque e "desmoronamento" das torres, a história do vôo 77 que embateu no Pentágono não tem fotografias ou vídeos que o comprovem (pelo menos divulgados publicamente). Neste caso só é possível analisar os testemunhos das pessoas no local, bem como as fotos dos danos provocados na fachada do edifício. Esta falta de informação, bem como a falta de imagens que demonstrem grandes destroços do avião, convenceu alguns investigadores que nenhum Boeing 757 embateu no Pentágono (um dos maiores Hoax sobre este assunto).
No início do ano 2002, o Pentágono libertou uma série de 5 frames de uma câmara de segurança, que supostamente mostra o momento do impacto. No entanto nestas imagens não nos é possível ver o avião... (clique nas imagens para ampliar)

 

 

Porque poderá não ser evidente a existência de destroços?
Como é que os danos na fachada são tão pequenos em relação ao tamanho do avião?

-Em primeiro lugar, a ala oeste do Pentágono tinha sido fortificada recentemente.

-Os aviões são desenhados para serem leves, pelo que são frágeis em relação a um muro de betão reforçado

-Um estudo sobre o impacto criado pela colisão de um avião F-4 com uma estrutura de betão reforçada revela que o avião se reduz a pequenos fragmentos, "pulverizando-se" quase por completo e deixando poucos danos na parede.

-A maior parte dos destroços ficaram dentro do Pentágono

 

As teorias de que não foi o Vôo 77 a embater no Pentágono

 

-São baseadas numa avaliação racional das provas?
-Ou são um enorme Hoax?

-Será que dão credibilidade ao Movimento pela Verdade?
-Ou marginalizam-no por reforçar o estereótipo de "Teoria da Conspiração"?

 

Esta teoria é promovida em vários filmes (Loose Change 2, 9/11 In Plane Site, Painful Deceptions, entre outros...) que supostamente são a favor do Movimento pela Verdade, mas que ao misturarem factos concretos (ex: as torres e o WTC7 foram demolidos num plano pré-concebido) com teorias irreais (como a teoria do míssil ou do "Global Hawk"), põem em causa a credibilidade de toda a informação apresentada. Isto funciona então a favor de todos os que chamam ao "Movimento pela Verdade" - uma grande conspiração.

O próprio Pentágono e quem quiser esconder a verdade sobre os ataques, beneficiam com estes Hoax, que desviam a atenção sobre as verdadeiras questões sobre o 11 de Setembro, além de descredibilizarem todas as acusações de envolvimento do Governo dos EUA nos "atentados". O próprio Pentágono parece alimentar estes Hoax ao não divulgar qualquer imagem em que se veja explicitamente o avião que embateu no Pentágono.
O tema de "como estes Hoax funcionam a favor do Governo" é analisado em "The Pentagon attack: How the 'no plane' theories are used to discredit 9/11 skepticism and distract from proven evidence of complicity" em www.oilempire.us.

 

O local do ataque ao Pentágono

Enquanto que "o que foi que atingiu o Pentágono por volta das 9h39m do dia 11/9/2001" continua a ser um tema muito debatido, onde embateu não temos dúvida. Foi numa porção da vasta ala oeste, que tinha estado em renovação e tinha acabado de ser reforçada para resistir a este tipo de impactos. Como o fim das obras de renovação desta secção estava previsto para o dia 16/9/2001, esta área tinha muito poucas pessoas no interior. Nenhum oficial importante foi morto neste ataque.

O facto do local de impacto ter sido a zona menos ocupada e mais reforçada naquela altura, torna-se ainda mais estranho quando o associamos à manobra que o avião (ou o que quer que fosse) fez para lá embater. Aproximou-se por noroeste, sobrevoando a Casa Branca, e depois executou uma descida em espiral, em que desceu 7000 pés em menos de 3 minutos fazendo uma curva de 270º, nivelou para a aproximação e arrancou postes de iluminação das estradas adjacentes, antes de embater no Pentágono.
Esta manobra desafia a imaginação a pensar se Hani Hanjour, o suposto terrorista do vôo 77, conseguiria alguma vez pilotar um 757, quanto mais executar uma manobra que é descrita como sendo "de elevado risco para um avião comercial" e depois colidir com o Pentágono, com máxima precisão, sem raspar no chão antes do impacto. Terá sido, o avião do vôo 77, pilotado por controlo remoto?

Um terrorista suicida com um plano da dimensão do 11 de Setembro, teria embatido numa zona mais povoada do Pentágono, com gabinetes de figuras importantes como o de Donald Rumsfeld ou outros oficiais!

 

 

Um pequeno teste aos seus conhecimentos sobre o ataque ao Pentágono:

 

1-O que atingiu o Pentágono?

a. O vôo 77, um Boeing 757 da American Airlines
b. Um cruise-míssil
c. Um Global Hawk telecomandado
d. Um OVNI pilotado por extraterrestres

2-Quais são as verdadeiras questões sobre o ataque ao Pentágono?

a. Porque é que o avião não foi interceptado, mesmo depois das torres serem atingidas
b. Porque é que o terrorista arranjou maneira de atingir a parte quase vazia do edifício
c. Porque é que os caças da Força Aérea foram enviados para Norfolk, muito longe de Washington?
d. Todas as anteriores

3-O que é que as provas no local sugerem?

a. O testemunho das pessoas no local e as provas físicas estão de acordo que foi o vôo 77 a atingir o edifício
b. As testemunhas ficaram confusas com o que viram e estão em contradição com as provas recolhidas
c. As testemunhas eram co-conspiradores e mentiram deliberadamente
d. Não fazemos ideia do que bateu no Pentágono

4-Quem foi o primeiro a sugerir que um míssil atingiu o Pentágono?

a. O Secretário de Guerra Donald Rumsfeld em 12 Outubro 2001
b. Testemunhas oculares que passavam na estrada
c. Testemunhas que viram o míssil
d. As testemunhas estão todas a mentir e devem ser ignoradas

5-O que aconteceu à caixa negra do avião do vôo 77?

a. A Newsweek anunciou em Setembro 2001, que a caixa negra foi encontrada, mas que não foi permitido divulgar o que estava gravado
b. Apareceu nos destroços do avião abatido em Ohio
c. Está no fundo do Oceano Atlântico
d. O vôo 77 nunca existiu

6-Porque mantêm as filmagens do vôo 77 em segredo?

a. O Pentágono está a divertir-se imenso, ao vêr os que não acreditam nas teorias oficiais caírem em descrédito e querem assim continuar a alimentar especulações.
b. Porque as imagens mostram "ovnis" a sobrevoar o Pentágono
c. Porque nada embateu no Pentágono, foram explosivos previamente instalados no local que causaram a explosão

7-Há algumas provas que apoiem os Hoax do míssil ou do Global Hawk?

a. Não
b. Sim

8-Está já provado que a tecnologia de radio-control pode ser utilizada num Boeing?

a. Sim
b. Não

9-Que provas confirmariam ou refutariam as alegações do avião poder ter sido comandado à distância?

a. Uma análise independente das caixas negras do vôo 77
b. Um vídeo do vôo 77 a embater no Pentágono
c. Exames forenses dos destroços do avião encontrados
d. Ler inúmeros sites na net

A resposta correcta a todas as questões é a A, excepto para a questão 2 em que a resposta correcta é a D .

 

Conclusão


O mais importante não é saber o que embateu no Pentágono, já que os passageiros do avião teriam que ser abatidos de outra forma, o que até dificultava mais o plano do Governo dos EUA.
O que interessa saber é como é que um "ovni", que segundo a versão oficial era pilotado por Hani Hanjour, atravessa o espaço aéreo reservado mais bem protegido dos EUA, realiza uma manobra muito arriscada, para depois ir embater na parte mais reforçada e com menos pessoas do Pentágono!

De uma vez por todas:

 

Voltar à página principal