Exercícios Militares

 

"Eu não acredito quem alguém pudesse prever que estas pessoas pudessem raptar um avião e mandarem-se contra o World Trade Center, raptar outro e embater contra o Pentágono..." - Condoleezza Rice, Conselheira da Segurança Nacional dos EUA

Transcrição da notícia CNN: http://transcripts.cnn.com/TRANSCRIPTS/0205/18/tt.00.html

 

Washington D.C., 3 de Novembro de 2000. Vê-se o fumo e fogo do avião de passageiros que acabou de se despenhar no pátio do Pentágono. Os serviços de protecção da polícia selam o local. Médicos e enfermeiras do exército correm para organizar o socorro. Os bombeiros enviam equipamento para as zonas afectadas.
Don Abbott, do Treino de Resposta do Comando de Emergência, chega perto do Pentágono e apaga todas as chamas. O Pentágono era um modelo e a queda do avião era simulada.

Entre 24 e 26 de Outubro de 2000, em mais uma coincidência com o 11 de Setembro, o Pentágono executou exercícios militares nos quais um avião comercial embatia no Pentágono (Pentagon Mass Casualty Exercise). Dez meses e meio depois aconteceu mesmo!

 

Múltiplos Jogos de Guerra em 11/9/2001 ajudaram a desactivar a Defesa Aérea

A directiva de 1 de Junho 2001 foi aparentemente o elemento chave para desactivar a defesa aérea contra os atques de 11 de Setembro. Esta directiva requere que todos os pedidos de ajuda em casos de sequestro sejam aprovados pelo Secretário da Defesa. Tinha uma excepção para emergências, que parecia dar aos comandantes no terreno, autonomia para ordenar a intercepção. No entanto, essa excepção também não serviu para os casos do 11 de Setembro.

De qualquer forma, esta directiva, por si só, não conseguia impedir que os atentados não fossem interceptados. Um piloto de caças, com toda a sua disciplina militar, não iria deixar que os aviões embatessem nos alvos, mesmo na ausência de uma ordem de um superior.

Talvez a pensar nisto, foram planeados inúmeros exercícios militares para aquele dia!

 

A tabela em baixo indica que tipo de exercícios estavam a ocorrer:

Jogo de Guerra Divulgado por Descrição
Exercício "avião contra edifício" da CIA / NRO Associated Press, 21 Agosto 2002 Simulação do embate de um avião contra as instalações do NRO (perto do Aeroporto de Dulles, Virginia) - isto não era um exercícios de "terrorismo" mas resultou na evacuação da maior parte dos funcionários do NRO, como se o 11/9 estivesse mesmo a acontecer.
Vigilant Guardian Newhouse News (3 Junho 2002) A publicidade a estes exercícios indica que estes exercícios eram similares ao eventos desse dia. Os funcionários da NORAD ficaram confusos, sem certeza se os ataques às torres eram "parte do exercício" ou uma realidade.
Vigilant Warrior Richard Clark (Março 2004) Referenciado por Richard Clark, mas não há informações públicas sobre este exercício. Vigilant Guardian e Vigilant Warrior estavam provavelmente relacionados (Defesa e Ataque)
Northern Vigilance Toronto Star, 9 Dezembro 2001 "Operação Northern Vigilance, planeada meses antes, envolvia o envio de aviões caça para localidades no Alasca e norte do Canadá." Isto assegurou que ficassem poucos aviões a proteger a costa este no dia 9/11. Informações simuladas foram inseridas nos radares - será que foi isto que confundiu as defesas aéreas nessa manhã?
Northern Guardian Toronto Star, 9 Dezembro 2001 A única menção deste exercício foi na primeira edição desta reportagem, não há mais informações públicas (talvez esteja relacionado com o Northern Vigilance)
Tripod II
Departamento de Justiça e cidade de Nova York
Testemunho de Rudolph Giuliani à Comissão 11/9 em Maio 2004 Exercício de Guerra Biológica em Nova York agendado para o dia 12 Setembro 2001

 

Conclusão

 

Voltar à página principal